Projeto-Piloto da Feira Criativa do Pontal acontece nos dias 20 e 21 de dezembro

Janete Lainha, coordenando o projeto cultural do evento
Mary Melgaço

Empresária e atriz especialista em cultura popular, Janete Lainha espera a hora de ver, na prática, o resultado de uma série de encontros realizados nos últimos meses pelos moradores do bairro do Pontal, em Ilhéus, com o objetivo de movimentar a economia local. Ela, ao lado da artista plástica Suca Moreira e da carnavalesca Alzira Farias, vai coordenar as oficinas de arte que estão previstas para acontecer na praça São João Batista, nos dias 20 e 21 de dezembro. O evento é o primeiro passo dado pela comunidade para a consolidação do projeto de Economia Criativa do Pontal, que conta com o apoio do Sebrae.

A Praça São João Batista vai sediar a Feira Integrada de Artes e Negócios, onde vão ocorrer exposições de artistas plásticos, artesãos, músicos, chefes de cozinha, entre outros. Nesta experiência piloto, serão disponibilizadas 20 barracas, com espaço para dois expositores com produtos afins, o que possibilitará a participação de 40 comerciantes nesta primeira versão do evento. Além dos produtos expostos, o projeto contará com atrações variadas, incluindo oficinas de arte, grupos de teatro, DJs e uma banda, das 17 às 22 horas.

Para a coordenadora do Sebrae, Claudiana Figueiredo, o mais importante deste projeto é o fato dele ser construído pela própria comunidade. “Ser criativo é ter a capacidade de solucionar problemas, utilizar insumos para transformar lugares e pessoas. Por isso, é fundamental que o evento proposto dê possibilidade de gerar trabalho e renda e forneça, também, acesso a espaços públicos para troca, conexões, experiências e convivências”.

Estrutura - Toda a infra-estrutura de barracas e toldos está assegurada pelo Sebrae, assim como a realização de mini-cursos de aperfeiçoamento, higiene e preparo de alimentos e organização dos stands. Também já estão sendo providenciados contatos junto a áreas competentes da prefeitura no sentido de promoção de segurança, ordenamento do trânsito e manutenção dos serviços de iluminação e limpeza. Os expositores terão de assinar um termo de compromisso junto ao Sebrae e a Prefeitura Municipal a respeito da responsabilidade pela conservação dos equipamentos e zelo pela limpeza da área Feira Integrada de Artes e Negócios, explica Cláudia Iglesias, gerente do Ponto de Atendimento do Sebrae em Ilhéus.

“A feira chega como elemento agregador a um projeto muito mais amplo, cujo principal objetivo é transformar o Pontal em um Bairro Criativo, como já acontece nos bairros de Candeal e Rio Vermelho, localizados em Salvador”, explica José Henrique Abobreira, morador do bairro e um dos idealizadores da iniciativa. A ideia partiu de um movimento construído pela própria comunidade, que pretende resgatar as tradições do Pontal, reunindo em um só ambiente arte, literatura, lazer e gastronomia. O movimento ganhou força a partir da consolidação de uma parceria público privada entre o governo municipal e uma construtora, para a recuperação total e modernização da Praça São João Batista, local proposto para o encontro dos talentos do bairro. A obra deve ser iniciada nos próximos meses.

Com cerca de 30 mil moradores, o Pontal é um dos mais valorizados bairros de Ilhéus. Tem uma economia forte, abriga o Aeroporto Jorge Amado, é um dos points gastronômicos mais movimentados da cidade e caminho para praias paradisíacas do litoral sul. No bairro, encontram-se ainda uma série de novos empreendimentos previstos para Ilhéus nos próximos anos.